Golpes financeiros, como se prevenir?

Com a digitalização dos canais que acessamos para nossas transações financeiras como as bancárias, compras pelo cartão de crédito ou transferência bancária e PIX, nossos dados passaram a circulam e muito facilmente chegar até os fraudadores.

Em janeiro de 2021 ocorreu um mega vazamento de dados que foi amplamente noticiado pelos veículos de comunicação. Neste vazamento, além de dados pessoais foram acessados inclusive informações sobre benefícios como de aposentadoria do INSS e bolsa família. Ainda que essa informação assuste e sejamos instigados e investigar se estamos ou não nessa lista, precisamos ter cuidado com sites supostamente criados para verificar se seu CPF estava entre as informações vazadas, já que para consultar você precisará digitar seu CPF e assim disponibilizar esta informação.

Aqui vai uma SUPER DICA: uma forma segura de você verificar se empréstimos ou faturas de cartões estão em seu nome é utilizando o “Site Registrato” do Banco Central. Ele permite monitorar se contas correntes e empréstimos estão vinculados ao seu CPF. O credenciamento ao site pode ser feito pelo celular ou pela intrnet.

Realizei meu cadastro pela opção celular e foi bem tranquilo. Precisei me logar no APP do meu banco pelo celular. No acesso a minha conta, no menu de serviços, tinha a opção “ registrato”. No mesmo menu que você tem a opção PIX deve aparecer também a do registrato. Ao clicar nele, o app vai gerar uma senha que será necessária para você validar no site do BC e poder acessar o registrato. Mesmo fazendo o cadastro utilizando um de seus bancos, o sistema registrato te mostrará as informações de todos as instituições em que você possui conta, empréstimo, cartão de crédito (já que este conta como um limite de crédito) e operações de câmbio.

Se gostou deste conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário